Educar pela Positiva

Os netos salvam os avós (e os avós salvam os netos)!

Nesta fase de isolamento, fazemos questão de bater palmas aos “heróis”: dos profissionais de saúde aos professores, dos funcionários dos supermercados às próprias crianças. Mas poucos se têm lembrado dos maiores “heróis” de todos: os avós. Que estão há demasiadas semanas isolados, por serem considerados “grupo de risco”, e por isso obrigados a permanecer (ainda mais) resguardados e afastados de quem mais amam. Afastados dos filhos e, sobretudo, dos netos. Porque são estes pequenos seres a maior razão da sua alegria.
 
Bem tentamos disfarçar as saudades ao telefone ou por videochamada, mas não é a mesma coisa. Faz falta o toque, o beijo, o abraço.
 
É o olhar e o sorriso dos netos que salva os avós. Que, acredito, até estão com saudades do “excesso de energia” e das birras com que se habituaram a lidar. E não é tantas vezes o amor e a bondade dos avós que salva os netos?
 
Texto original de Nuno Pinto Martins, fundador da Academia Educar pela Positiva e autor do livro “Educar pela Positiva: um guia para pais e educadores”.
 
#educarpelapositiva
#disciplinapositiva
#disciplinapositivaportugal
#parentalidade
#parentalidadepositiva
#parentalidadeconsciente
#educacaopositiva
#educacaoconsciente

Nuno Martins

Nuno Martins é pai de duas crianças e Educador Parental e em contexto de Sala, certificado em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. No primeiro trimestre de 2017 fundou a Academia Educar pela Positiva, através da qual dá a conhecer a pais e educadores poderosas "ferramentas" práticas para "ganhar os miúdos". Se quer entrar em contacto com ele escreva-lhe para educarpelapositiva@gmail.com!

Deixe-nos o seu comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *